O nosso processo de testes

O nosso processo de testes

Testar colchões pode até parecer algo simples...

Mas nós investimos muito em nosss processo de testes, independentemente de estarmos testando no Airi SleepLab (nossa central de testes de última geração), ou fazendo testes em casa com a perspectiva do consumidor.

Temos um conjunto de critérios e perguntas importantes, e consideramos cada centímetro, enchimento e costura de um colchão - ou qualquer outro produto para dormir que possamos testar.

Portanto, vamos dar uma olhada mais de perto em nossa metodologia de pesquisa e em todo o processo de testes!

O nosso processo de testes

Como decidimos quais produtos testar?

Uma parte essencial da missão do Hora da Soneca é ser totalmente transparente sobre os produtos que testamos e o processo de avaliação associado a isso.

Todos os produtos que testamos possuem, orgulhosamente, o selo "Testado pelo Hora da Soneca" - portanto, você pode ter certeza de que nossas avaliações são honestas, precisas e imparciais.

imagem de uma pessoa sentada em cima do colchao zissou spark hibrido

imagem de um travesseiro

Mas existem milhões de produtos no Brasil - inclusive milhares de produtos para dormir - e é impossível testar cada um deles.

Ao decidirmos quais produtos testar, consideramos o benefício para nossos leitores e nos fazemos algumas das seguintes perguntas:

  • A marca é popular ou nova no mercado do Brasil?
  • A marca merece mais reconhecimento?
  • A marca está fazendo afirmações que parecem boas demais para ser verdade?
  • Há algo faltando em outras avaliações que possamos esclarecer?
  • É um produto que consideraríamos comprar para nós mesmos?

Muitos dos produtos que recebemos são recebidos por meio de parcerias, mas também compramos itens que consideramos que valem a pena ser testados.

imagem de varios produtos para o sono em cima de uma cama
Existem milhares de produtos para dormir - então, quais nós testamos?

Mesmo que um produto nos seja enviado, isso não garante uma avaliação positiva - levamos nossa independência editorial muito a sério e nunca publicamos conteúdo patrocinado.

Consulte nossa Política Editorial para obter mais informações sobre esse assunto.

Onde testamos os nossos produtos?

Acreditamos em uma abordagem dupla para testar produtos:

  • Testamos os produtos no Airi SleepLab, nossa central de testes de última geração, localizada em Portugal - onde temos acesso a todas as ferramentas e tecnologias mais inovadoras para testes de produtos.
  • Também testamos em casa, do ponto de vista do próprio consumidor, para dar uma sensação mais "real" de como você pode encontrar um determinado produto.

Os testes no Airi SleepLab nos fornecem evidências técnicas e científicas para avaliar melhor as características de um produto.

imagem do set de testes do airi sleeplab

imagem de todos os equipamentos utilizados nos testes do airi sleeplab

Isso é de extrema importância se quisermos medir com precisão características como a firmeza de um colchão, o alinhamento da coluna vertebral que um travesseiro proporciona ou as propriedades de regulação de temperatura de um protetor de colchão.

Mas também acreditamos que você não precisa necessariamente de um robô para te dizer se um produto é confortável ou de alta qualidade.

Ao adicionar testes em casa a este processo, podemos avaliar as preocupações dos clientes, como avaliar a praticidade da entrega ou o desempenho de um produto em condições reais de sono.

Todos os nossos testadores, independentemente de o teste ser realizado no Airi SleepLab ou em casa, testam os produtos por um longo período de tempo enquanto continuam com suas rotinas diárias normais.

imagem de duas pessoas carregando uma caixa com um colchão novo
Nos preocupamos com a qualidade do colchão, mas também abordamos as preocupações reais dos clientes, como o processo de entrega.

Isso nos permite avaliar as particularidades do produto que podem não ser imediatamente perceptíveis, como, por exemplo, se o colchão tem bom suporte quando nos sentamos na beirada da cama pela manhã para calçar os sapatos.

Também vale a pena ter em mente que muitos produtos para dormir são desconfortáveis ou esquisitos no início, pois o corpo leva um tempo para se acostumar com novas sensações - e os testes por um longo período nos ajudam a superar esses estágios iniciais.

Como testamos o desempenho de um produto?

Levamos nosso processo de testes muito a sério, monitorando toda a experiência e não deixando nada para trás.

Há vários fatores que consideramos ao testar um produto, inclusive a entrega, a embalagem, a praticidade e o preço - mas o mais importante é o conforto e a adequação do produto em si.

É claro que o teste real será ligeiramente diferente dependendo do produto, portanto, vamos dar uma olhada mais de perto nos produtos para dormir mais comuns e como os testamos.

Testando Colchões

O colchão forma a base do seu descanso e, muitas vezes, influencia todos os outros produtos para dormir que você possui.

É por isso que nosso processo de testes de colchão é o mais completo, e sempre leva em consideração o seguinte:

  • O conforto e o alívio de pressão do colchão
  • A firmeza e o suporte fornecidos
  • A adequação do colchão a diferentes posições de dormir
  • O quanto o colchão é adequado para diferentes pesos
  • Se ele oferece boa regulação de temperatura durante a noite
  • Se ele tem alta ou baixa transferência de movimentos

Entendemos que muitos desses fatores são subjetivos, por isso contamos com várias ferramentas para avaliar as características com mais precisão e, se possível, contamos com pelo menos duas pessoas com preferências e requisitos pessoais diferentes para testar um colchão.

Isso nos permite fazer uma avaliação justa e geral.

Vamos dar uma olhada mais de perto no que julgamos em um colchão.

Conforto e firmeza do colchão

O que mais importa ao considerar um colchão é o quão bem você dorme nele.

É claro que dormir de fato no colchão é a melhor maneira de testar o conforto, e trabalhamos com uma variedade de testadores que podem nos dizer o quanto acharam o colchão confortável, refletindo as preocupações dos consumidores.

imagem de 5 mulheres deitadas em meio a vários produtos do sono
Trabalhamos com uma variedade de testadores para refletir as preocupações gerais dos consumidores.

No entanto, o conforto é subjetivo, por isso também dependemos de dados objetivos para poder traduzir essa característica em algo que possa ser útil para nossos leitores.

Para isso, analisamos mais de perto o conforto e a firmeza de um colchão.

Testes de conforto e alívio de pressão:

  • Teste de sensação subjetiva: Realizamos ações cotidianas, como sentar e dormir no colchão, para avaliar o suporte e os níveis de conforto do colchão. Usamos o produto por um período mínimo de sete dias.
  • Teste objetivo do sensor: Usando um tapete com sensor, podemos capturar os pontos de pressão em diferentes posições de sono para garantir que o colchão abraça bem a pessoa que dorme.

Testes de firmeza e suporte:

  • Testes subjetivos de afundamento: Medimos o quanto uma pessoa afunda nos materiais do colchão em várias posições diferentes (em pé diretamente no centro do colchão, sentado e ajoelhado na lateral do colchão e deitado de vários jeitos). Isso nos permite determinar o nível de suporte do colchão e o nível de conforto que você provavelmente encontrará nele.
  • Teste técnico objetivo: Como os testes de sensação e de afundamento podem ser influenciados pelo peso e pelo tamanho do corpo de uma pessoa, também trabalhamos com um durômetro para obter uma visão científica da firmeza precisa dos materiais usados.
  • Teste objetivo a laser: Para avaliar o alinhamento ideal da coluna vertebral, uma parte essencial da firmeza do colchão, também trabalhamos com um laser de linha para estabelecer a linearidade da coluna vertebral.

Com base nos dados acima, classificamos o colchão em nossa escala de firmeza Hora da Soneca, que vai de 1 (mais macio) a 10 (mais firme).

Combinar conforto com um bom nível de suporte e a firmeza certa é fundamental ao comprar um colchão, pois um bom colchão, independentemente da firmeza, garantirá que você durma com o alinhamento correto da coluna vertebral, seja qual for a sua posição de dormir.

imagem de uma pessoa deitada de lado no colchão, com a linha do laser indicando o alinhamento vertebral
O laser de linha nos ajuda a ver o quanto um produto proporciona o alinhamento ideal da coluna vertebral.

Vale a pena lembrar que o peso corporal, o porte físico e a posição de dormir afetam o nível de firmeza ideal para você.

Por exemplo, pessoas mais leves e que dormem de lado geralmente se dão bem em colchões mais macios, enquanto pessoas mais pesadas e que dormem de costas ou bruços geralmente dormem melhor em um colchão mais firme.

Fazemos um esforço para incluir detalhes sobre isso em todas as avaliações de colchões que publicamos.

O que é um tapete com sensor?

Um tapete com sensor nos permite medir os pontos de pressão em cada posição de dormir e determinar como os produtos distribuem a pressão pela superfície.

tapete com sensor

O que é um durômetro?

O durômetro mede a dureza dos materiais em quase todas as superfícies uniformes, desde colchões e travesseiros até pillowtops e muito mais, em escalas que variam de 0 a 100, em que 0 não tem dureza alguma (como o ar) e 100 é a mais dura (como um piso).

Nossa escala atual para colchões e sobrecolchões, que mede a firmeza do produto com a capa, é estabelecida da seguinte forma:

  • Até 20 é macio
  • De 20 a 30 é intermediário
  • Acima de 30 é firme

Isso nos permite classificar melhor os produtos como macios, intermediários e firmes.

durômetro

O que é um laser de linha?

Um laser de linha é uma ferramenta que projeta um feixe de luz, normalmente em 180 graus, tanto horizontal quanto verticalmente, o que nos permite estabelecer um plano horizontal ou vertical.

Nós o usamos para avaliar se o alinhamento da coluna vertebral está correto ou não em diferentes posições de dormir quando testamos colchões e travesseiros.

laser de linha

Suporte lateral do colchão

O suporte lateral de um colchão pode estar ligeiramente relacionado à sua firmeza geral, mas isso nem sempre é o caso, pois alguns colchões apresentam maior firmeza na área lateral, enquanto outros demonstram o contrário.

O suporte lateral é o suporte geral que você receberá quando estiver deitado ou sentado na lateral (ou borda) da cama.

Embora isso não seja importante para todos os dorminhocos, o suporte lateral pode ser um fator decisivo na compra de um colchão por alguns motivos importantes:

  • Se você compartilha a cama com um parceiro e deseja aproveitar toda a largura do colchão.
  • Se você gosta de usar a cama para outras atividades, como ler, escrever ou pintar as unhas.
  • Se você costuma se sentar na lateral da cama antes de ir dormir ou se levantar pela manhã.

A melhor maneira de testar o suporte lateral é exercer pressão sobre a borda do colchão para ver o quanto ele é maleável, e os testes de afundamento que fazemos como parte da avaliação da firmeza nos ajudam a avaliar isso.

imagem de uma pessoa sentada na borda do colchão

imagem de uma pessoa ajoelhada na borda de um colchão

Também podemos testar o suporte lateral durante a noite, nos aproximando da beira da cama enquanto dormimos.

A maioria dos colchões afunda um pouco quando se senta e se ajoelha na borda, mas alguns se esmagam completamente, o que indica um suporte de borda muito baixo e pode ser bastante desconfortável.

Isolamento de movimentos do colchão

O isolamento de movimento (ou, inversamente, a transferência de movimentos) indica a eficácia com que o colchão absorve os movimentos.

Isso é particularmente importante para quem se mexe muito a noite, ou para casais que compartilham a cama.

Um colchão com baixo isolamento de movimentos (ou alta transferência de movimentos) propaga a movimentação toda vez que você ou seu parceiro se mexe, afetando negativamente seu descanso.

Por outro lado, um colchão com alto isolamento de movimentos (ou baixa transferência de movimentos) absorve efetivamente essa movimentação, mantendo você e seu parceiro imóveis e mais confortáveis.

O ideal é ter um colchão com baixa transferência de movimentos, mas, em alguns casos, você também pode querer um pouco de bouncing (para te ajudar a sair da cama mais facilmente, ou para facilitar as coisas na hora do sexo, por exemplo).

Testamos a transferência de movimentos de várias maneiras:

  • Cenários subjetivos da vida real: Ao compartilhar uma cama com um parceiro ou animal de estimação, podemos avaliar a facilidade com que somos incomodados se o outro lado se mover.
  • Testes objetivos de diversão: Executamos um conjunto de experimentos "mais divertidos", como colocar um copo de água no colchão e criar algum movimento na outra extremidade (conforme o vídeo acima).
  • Testes científicos objetivos: Podemos também utilizar um leitor de movimento para medir a transferência ao nos movimentarmos, entrarmos ou sairmos da cama.

Usando métodos de teste mais científicos, como o leitor de movimento, obteríamos resultados mais ou menos assim:

imagem do resultado do sensor de movimento, com baixos sinais

imagem do resultado do sensor de movimento, com altos sinais

Os dados são muito claros em relação à movimentação.

As figuras acima ilustram a diferença entre os colchões de espuma viscoelástica (à esquerda), conhecidos por sua excepcional baixa transferência de movimentos, e os colchões híbridos com molas ensacadas (à direita), que têm um pouco mais de elasticidade.

O que é um leitor de movimentos?

Um leitor de movimento é um aplicativo que captura e mede a movimentação em um colchão quando uma pessoa que está dormindo se mexe.

Isso nos ajuda a determinar se a outra pessoa sentirá ou não o movimento e será incomodada durante o sono.

leitor de movimentos

Regulação de temperatura do colchão

A temperatura é subjetiva, pois nossos corpos funcionam de forma diferente, sendo que algumas pessoas ficam mais quentes ao dormir, e outras sentem frio com muito mais facilidade.

Mas os diferentes materiais do colchão também regulam a temperatura de forma diferente e afetam a sensação de calor durante a noite.

A ilustração abaixo oferece uma visão geral desse aspecto:

ilustração com diferentes tipos de materiais e sua capacidade de regular a temperatura

Mas isso não significa que você sempre se sentirá quente em um colchão de espuma viscoelástica, mesmo que ela retenha a maior parte do calor.

Os melhores colchões são projetados para regular a temperatura de forma eficaz, levando embora o excesso de calor e umidade, e mantendo-o mais fresco e confortável possível.

Ao testar as propriedades de regulação de temperatura de um colchão, consideramos os dados a seguir:

  • Testes de sensação subjetiva: Contamos com relatos de diferentes pessoas que dormiram no colchão (homens e mulheres, calorentos e friorentos) para saber se sentiram calor no colchão.
  • Testes objetivos de mapas de calor: Também nos baseamos em mapas de calor em nossos testes, usando uma pistola de temperatura, para ter uma ideia melhor de como um colchão retém ou dissipa o calor.

Veja os mapas de calor abaixo como exemplo:

imagem de uma pistola de temperatura
Este mapa de calor mostra um colchão híbrido.
imagem de uma pistola de temperatura
Este mapa de calor mostra um colchão de espumas.

Na imagem à esquerda, o colchão reteve o calor onde a pessoa dormia, mas manteve a temperatura neutra em outras partes, garantindo um sono mais fresco e confortável.

Já o colchão da direita aqueceu significativamente em todas as partes, o que significa que você terá uma noite de sono mais quente.

Isso não é terrível se você tende a sentir frio à noite, mas pode ser um obstáculo se você for uma pessoa calorenta.

O que é uma pistola de temperatura?

Uma pistola de temperatura ou termômetro a laser é um dispositivo com a capacidade de medir a temperatura à distância.

Para testar o uso da pistola de temperatura, registramos a temperatura do colchão/produto sem utilizá-lo e, em seguida, deitamos no produto por 5 minutos. Registramos a temperatura imediatamente após nos deitarmos e, novamente, 5 minutos depois.

Isso nos ajuda a medir a rapidez com que os colchões, pillowtops ou travesseiros liberam calor e esfriam.

Essa avaliação é uma boa indicação de que um produto oferece ou não uma boa regulação de temperatura.

pistola de temperatura

Testando Travesseiros

Testamos alguns dos melhores travesseiros do Brasil, mas também nos aprofundamos em itens mais incomuns, como travesseiros cervicais, travesseiros anti-refluxo e travesseiros anti-rugas.

imagem de uma mão afundando o travesseiro

imagem de uma mão segurando os enchimentos de um travesseiro

Assim como os colchões, a experiência com um travesseiro é subjetiva e depende de cada pessoa.

Dito isso, ainda há alguns fatores importantes que consideramos:

  • Altura: A altura do travesseiro que você precisa depende do seu porte físico e da posição de dormir.
  • Firmeza e suporte: A firmeza e o suporte que um travesseiro oferece são influenciados pelos materiais usados. Medimos a firmeza usando testes de afundamento com as mãos ou um kettlebell.
  • Material: O material do travesseiro afeta a altura e a sensação geral, mas também é importante considerar para quem sofre com alergias.
  • Ajustabilidade: Um travesseiro ajustável tem camadas removíveis ou espuma desfiada para que possa ser ajustado à sua firmeza e altura ideais.

É importante lembrar que a sensação de um travesseiro pode ser influenciada pelo colchão que você usa, e você pode precisar de um travesseiro mais alto/firme ou mais baixo/macio, dependendo de quão macio ou firme é o seu colchão.

imagem de uma pessoa dormindo de lado em travesseiro alto

imagem de uma pessoa dormindo de bruços em travesseiro baixo

Outras perguntas que nos fazemos ao testar os travesseiros:

  • Como o travesseiro é entregue?
  • O travesseiro vem com uma capa removível e/ou lavável?
  • O travesseiro mantém sua forma ao longo do tempo?
  • O travesseiro é fresco?
  • Em quais tamanhos o travesseiro está disponível?

Todos esses fatores influenciam o conforto do seu sono ou a praticidade geral do produto.

O que é o teste do kettlebell?

Um kettlebell é um peso grande em forma de bola de ferro fundido com uma única alça. Usamos um kettlebell de 4 kg em nossos testes.

A cabeça humana pesa cerca de 5 kg, portanto, com esse teste, podemos simular o quanto a cabeça de uma pessoa afundará em um travesseiro, e se ele oferece ou não um suporte bom.

imagem de um kettlebell afundando em um travesseiro

Testando Edredons

Também já testamos alguns dos melhores edredons do Brasil.

Ao contrário do que você pode pensar, um edredom pode melhorar ou piorar sua experiência de sono, e também é um dos fatores mais importantes quando se considera a temperatura geral do seu descanso.

Além da entrega padrão e das questões de qualidade, também consideramos os materiais do edredom, o conforto e a possibilidade de lavagem.

imagem de um edredom na maquina de lavar
Por exemplo, de nada adianta um edredom lavável que não cabe na sua máquina, não é mesmo?!

Testando Protetores

Um protetor de colchão ou protetor de travesseiro protege suas noites de sono contra manchas, respingos, umidade e bactérias - e é uma ótima maneira de aumentar a longevidade do colchão/travesseiro, mantendo-o fresco e limpo por mais tempo.

Há alguns aspectos que consideramos ao testar um protetor:

  • O protetor é feito de materiais de qualidade que são macios e respiráveis?
  • É fácil de colocar?
  • Como é dormir sobre ele? Ele afeta negativamente o conforto do sono?
  • Ele realmente protege?

Consideramos a facilidade com que o protetor enruga, se faz algum barulho (alguns têm a sensação e o som de plástico) e se ele se ajusta facilmente ao colchão/travesseiro.

Para testar a promessa de impermeabilidade do protetor, recriamos essas situações de "acidente" derramando líquidos sobre o produto.

Veja o exemplo abaixo:

imagem de um copo derramando liquido sobre o protetor

imagem de uma pequena mancha sobre o protetor

imagem do colchão sem manchas após levantarmos o protetor

Felizmente, o protetor de colchão protegeu adequadamente o colchão e a água não permeou por ele.

Os protetores podem parecer irrelevantes, mas acreditamos que investir em um bom produto à prova d'água é fundamental.

Testando PillowTops

Um PillowTop (ou Topper) pode mudar completamente a sensação de um colchão e, como ele afeta muito a superfície do sono, os testes são bem parecidos com os dos colchões.

Mas lembre-se de que o colchão em baixo do PillowTop pode afetar bastante os resultados. Portanto, muitas vezes é impossível tirar conclusões genéricas.

Além das perguntas mais comuns, também consideramos o seguinte:

  • De que materiais é feito o topper?
  • O topper é macio e mole ou um pouco mais firme?
  • Para qual posição de dormir ele é mais adequado?
  • Ele é espesso o suficiente para fazer diferença?
  • Ele esquenta ou esfria?
  • Vem com uma capa removível e/ou lavável?
  • Tem alças para ser fixado no colchão?
  • Pode ser guardado facilmente?

Diferentemente de um protetor de colchão, edredom e travesseiro, um PillowTop nem sempre é necessário.

image de vários pillowtops
Os Toppers são ótimos complementos, mas nem sempre você precisará de um.

Sempre prestamos atenção se esse é ou não um produto no qual você deve realmente investir.

Testando camas

Nenhuma noite de sono está completa sem uma boa estrutura de cama.

Embora a maioria das pessoas escolha uma cama de acordo com o design geral, há também alguns fatores práticos a serem considerados.

Ao testar estrados de cama, alguns dos aspectos que observamos incluem:

  • O quanto a cama é econômica para quartos menores
  • Se os materiais são duráveis, resistentes a manchas e/ou fáceis de limpar
  • A facilidade de montagem

Também consideramos a resistência do estrado e o tipo de colchão adequado para ele.

imagem de uma cama box sendo montada

imagem de um estrado de cama de madeira montado

Nós mesmos realizamos a montagem das camas e documentamos tudo para que você saiba quão difícil foi o processo.

Testando outros produtos para dormir

Abordamos alguns dos produtos mais comuns acima, mas também testamos outros acessórios e aparelhos para dormir, inclusive:

Estamos continuamente expandindo nossa variedade de testes de produtos para te oferecer as avaliações mais informativas!

Quais outros fatores consideramos?

Os testes e os dados analíticos são, sem dúvida, importantes para nós - mas só são relevantes para a nossa pesquisa depois de entendermos as necessidades dos nossos leitores.

Afinal, nosso foco são as avaliações de consumidores, e queremos destacar tudo o que é importante para a jornada do cliente.

Ao testar, consideramos quais outros fatores exclusivos podem contribuir para a experiência geral do usuário.

Isso inclui os seguintes itens:

Serviço de entrega

A maioria das marcas online promete um serviço de entrega rápido e fácil.

Mas nem sempre é o caso - portanto, começamos considerando os processos de entrega e devolução, e tudo o que está associado ao recebimento do produto.

Um processo de entrega problemático nem sempre é culpa da marca (muitas terceirizam o processo), mas achamos importante sinalizar todos os problemas que tivermos durante a entrega.

Consideramos alguns dos seguintes aspectos:

  • Quanto tempo leva a entrega?
  • Qual é o nível de comunicação que recebemos durante o processo de entrega? Foi eficaz?
  • O produto é entregue na porta ou levado para o cômodo de nossa escolha?
  • O produto (ou caixa) é entregue danificado ou em boas condições?
  • No caso de colchões, como o produto é embalado (é um produto bed-in-a-box)?
  • Qual embalagem está incluída? Ela é reciclável?
  • Há presença de manual de instruções ou folheto informativo?
  • Há algum detalhe adicional, como notas de agradecimento ou brindes?
  • O produto é fácil de desembalar?
  • Há liberação de gases? Em caso afirmativo, quanto tempo leva para o cheiro desaparecer?
  • Se for o caso, há um serviço de remoção de colchões velhos?

Também podemos nos concentrar em outros aspectos do processo de entrega, mas isso geralmente é específico do produto ou da marca.

Ainda, te conduzimos pelo processo de desembalagem (passo a passo) com imagens e/ou vídeos para documentar a facilidade (ou dificuldade) de desembalar o produto.

caixa emma

imagem de uma pessoa abrindo um colchão embalado a vácuo

Alguns leitores valorizam a importância de materiais ecologicamente corretos, enquanto outros priorizam um processo de entrega rápido e sem estresse.

Por isso, tentamos observar todo o processo de todos os ângulos possíveis.

Como parte do processo de entrega, também daremos uma olhada mais de perto no processo de devolução.

  • A marca oferece um período de teste sem riscos?
  • A marca oferece reembolso total ou apenas trocas?
  • As devoluções são fáceis de realizar?
  • O cliente terá algum custo?
  • A marca recolhe o produto?

Embora muitas marcas agora ofereçam períodos de teste, os detalhes do processo de devolução podem afetar o grau de conforto desse processo para os consumidores.

Praticidade

Ter um produto para dormir super confortável é inútil se você não o usar, e é por isso que a praticidade e a conveniência são tão importantes.

É como comprar o par de calças perfeito e descobrir que o item só pode ser lavado a seco com produtos específicos.

Você usaria esse par de calças diariamente?! Provavelmente não.

Todos nós temos uma vida agitada, portanto, em última análise, queremos um produto que seja fácil de cuidar e que dure muito tempo.

É por isso que analisamos fatores de conveniência, como:

  • Se o produto tem capa removível e/ou lavável na máquina
  • A facilidade com que a capa é lavada, seca e colocada novamente
  • Como limpar o produto em si, se possível
  • Se o colchão precisa ser virado e como virá-lo
  • Qual é o grau de dificuldade para mover o colchão (ou seja, se ele vem com alças laterais)
  • Qual é o peso do colchão
  • A facilidade de armazenamento do produto

Esses são fatores nos quais você não pensaria necessariamente em um primeiro momento, mas que podem se tornar importantes mais adiante.

imagem de uma capa de colchão removível

imagem de alguem puxando a alça lateral do colchão

Podemos investigar esses aspectos durante os testes, e podemos até encontrar outros fatores que não havíamos considerado inicialmente.

Quando você gasta muito dinheiro em um produto, quer cuidar bem dele, mas nunca quer que esse cuidado cause uma interrupção excessiva.

Isso garante que, mesmo que o produto passe no teste inicial de conforto, ele também será um produto adequado ao seu estilo de vida agitado.

Durabilidade

Você não gostaria de comprar um produto que não dura, não é mesmo?! Especialmente se for uma compra importante, como uma cama ou um colchão.

A vida útil média de um colchão de alta qualidade é de 8 a 10 anos.

Embora não façamos nossos testes de colchão por tanto tempo, consideramos que a durabilidade média de um colchão depende da qualidade dos materiais usados na construção do produto.

É de se esperar que os colchões com materiais de alta qualidade (e um bom período de garantia) durem bastante tempo, enquanto os colchões feitos de materiais de qualidade inferior provavelmente se desgastarão mais rapidamente.

O mesmo se aplica a outros produtos para dormir, é claro.

Às vezes, encontramos até mesmo produtos que já se desgastam durante nosso período de testes!

Isso geralmente se deve a defeitos de fabricação - mas, felizmente, isso nos dá uma boa oportunidade de testar como as marcas lidam com esses problemas também.

Preço

É claro que sempre nos perguntamos se um produto tem ou não uma boa relação custo-benefício.

Geralmente não há uma resposta fácil para isso, pois o orçamento de cada pessoa varia, mas consideramos alguns aspectos:

  • A qualidade geral dos materiais, inclusive a densidade da espuma e o número de molas
  • A sustentabilidade do produto
  • Se o produto vem ou não com um período de teste sem riscos
  • A duração do período de garantia

Descobrimos que, muitas vezes, os produtos que parecem caros são, na verdade, mais baratos a longo prazo e, portanto, oferecem uma melhor relação custo-benefício.

Também consideramos os tipos de descontos disponíveis para os clientes durante todo o ano, e se a marca oferece ou não boas ofertas em comparação com seus concorrentes.

Tamanhos

O tamanho pode não parecer uma grande preocupação, mas, na verdade, sempre encontramos problemas quando se trata do tamanho dos produtos para dormir.

Isso não se aplica apenas a colchões - camas, sofás-cama, toppers, travesseiros e roupas de cama podem ser afetados pelo tamanho!

Os tamanhos de colchão no Brasil geralmente incluem solteiro, viúva, casal, queen size e king size - e é de se esperar que as roupas de cama e outros produtos sejam compatíveis - mas nem sempre você encontrará o produto que precisa no tamanho que deseja.

Esses fatores influenciam a conveniência de uma marca para nossos leitores, portanto, é sempre algo que consideramos em nossos testes e avaliações.

Períodos experimentais

Falamos brevemente sobre períodos de testes quando mencionamos os processos de entrega e devolução, mas esse é um ponto tão importante que merece uma seção própria.

Isso se refere principalmente a colchões, mas às vezes você encontrará testes de sono para outros produtos, como travesseiros.

ilustração que explica o periodo de teste sem risco

A maioria de nossas marcas recomendadas de colchões oferece períodos de teste sem riscos.

Isso significa que você pode testar um colchão no conforto de sua casa para ver se ele é adequado para você, e devolvê-lo para obter um reembolso total se não estiver satisfeito.

Mas nem todas as marcas têm condições tão vantajosas.

Consideramos alguns dos seguintes aspectos:

  • Qual é a duração do período experimental?
  • O processo de devolução é complicado?
  • A marca cobre o custo da devolução?
  • A marca recolhe o produto na sua casa?
  • Você tem direito a um reembolso total ou a marca oferece apenas trocas de produtos ou vales-presente?
  • Há algum outro custo envolvido para o cliente?

As marcas de alta qualidade devem oferecer um mínimo de 30 noites de teste com reembolso total em caso de insatisfação.

Tempo de garantia

Uma garantia funciona de forma um pouco diferente dos testes experimentais.

A garantia te protege de defeitos de fabricação, como costuras que se desmancham ou um colchão novo que afunda.

Embora muitas vezes não testemos um produto por tempo suficiente para fazer uso da garantia, tivemos algumas experiências negativas em que a garantia entrou em ação.

Por exemplo:

  • Testamos produtos em que o zíper ou a alça quebrou durante o teste.
  • Testamos colchões que não se expandiram até o tamanho máximo (além da margem permitida pela marca).
  • Recebemos até mesmo produtos defeituosos com rasgos, fendas ou medidas incorretas.
  • Se isso acontecer, teremos uma oportunidade de ouro para testar como as marcas lidam com as reclamações de garantia.

Mas se tudo correr bem durante o teste, simplesmente consideramos a duração do período de garantia e quais defeitos são cobertos e, em seguida, comparamos isso com o que outras marcas ou varejistas oferecem.

Uma boa garantia de colchão deve ser de pelo menos 7 anos (pois essa é a vida útil média de um colchão).

Muitos outros produtos para dormir não vêm com garantias, mas os bons fabricantes geralmente oferecem uma garantia de 1 a 3 anos.

Nós consideramos certificações?

As certificações determinam se os produtos são bons para você e para o meio ambiente.

Sempre consideramos se um produto possui determinadas certificações.

Embora a maioria dos produtos para dormir não tenha origem orgânica, muitas marcas prestam atenção à qualidade dos materiais usados.

No Hora da Soneca, costumamos verificar se os produtos são certificados pelo INMETRO [1], e se possuem a certificação OEKO-TEX-Standard-100 [2], a qual garante que os materiais estão livres de produtos químicos nocivos e substâncias tóxicas.

Também podemos examinar outros tipos de certificações, dependendo do tipo de produto que analisamos.

O que acontece com os produtos testados?

No Hora da Soneca, temos o compromisso de causar um impacto significativo - é por isso que temos orgulho de compartilhar que os produtos que testamos no Airi SleepLab não ficam apenas em uma prateleira (ou no chão) depois.

Em vez disso, eles encontram um novo lar por meio do nosso programa de doações.

O Hora da Soneca doa produtos testados no Airi SleepLab para a Fundação Antonio Luis de Oliveira [3], um lar que acolhe 27 crianças e jovens entre 10 e 18 anos de idade.

imagem de varios produtos testados
Os produtos testados são tão bons quanto novos e são excelentes doações.

Entendendo nossa metodologia de pesquisa

Os testes constituem uma grande parte do que fazemos, e temos orgulho de nosso compromisso com análises autênticas, imparciais e informativas.

Nossos processos de teste foram projetados para garantir que todas as análises de produtos, dicas sobre o sono e recomendações que fazemos não sejam apenas confiáveis, mas também te empoderem para tomar decisões informadas sobre a saúde do seu sono e os produtos que te apoiam.

Obrigado por confiar em nós em sua jornada para dormir melhor!

Juntos, não estamos apenas sonhando com uma boa noite de sono - estamos tornando isso uma realidade.

Fale Conosco

Seus comentários, dúvidas e preocupações nos ajudam a aprimorar nosso conteúdo e nossas metodologias de teste.

Se quiser conversar sobre qualquer um de nossos métodos, entre em contato conosco pelo e-mail contato@hora-da-soneca.com.br ou pela nossa página de contato.

Você também pode se interessar por:

Sim, por favor! >
Não, continuar

Se comprar através de links marcados com "*", recebemos uma pequena comissão, que não aumenta o preço de compra. Pelo contrário: com o nosso código de desconto, poupa o máximo na sua compra.