Dormir em posição fetal e a psicologia
Algumas pesquisas sugerem que a posição fetal de dormir pode ter impactos psicológicos significativos, relacionados tanto ao bem-estar emocional quanto a traços de personalidade! 😯
Essas informações indicam que a posição fetal ao dormir não é apenas uma escolha física, mas pode também refletir e influenciar aspectos psicológicos e emocionais da pessoa.
Vamos conferir alguns destes efeitos? ⬇️
Posição fetal como calmante
É isso mesmo que você leu! Dormir em posição fetal pode ser tão benéfico quanto fazer uma meditação, ou mesmo o uso de chás calmantes.
Alguns especialistas explicam que, como essa posição imita a postura protetora adotada por bebês no útero, acaba criando uma sensação de segurança e tranquilidade.
É como se o nosso próprio cérebro nos dissesse, de forma subconsciente: “calma, você está protegido(a) aqui” 🤗
Posição fetal como recuperação de traumas
Além do efeito calmante que citamos, dormir de lado como um feto pode proporcionar um ambiente propício para a cura e recuperação de experiências traumáticas [1].
Isso porque nesta posição, a nossa sensação de segurança, conforto e relaxamento é aprimorada.
Ao escolher dormir em posição fetal, você instintivamente fornece suporte emocional à sua mente 🧠 durante momentos vulneráveis, indicando uma forma de buscar conforto e promover a cura.
Posição fetal e os seus traços de personalidade
A escolha por dormir na posição fetal também pode estar ligada a certos traços de personalidade, como ser cuidadoso e sensível.
Em geral, dormir na posição fetal é uma maneira comum e natural de muitos indivíduos alcançarem uma noite de sono tranquila.
De acordo com estudos [2], a região do nosso cérebro que está mais relacionada à personalidade é o córtex pré-frontal.
Mas vamos abordar mais um pouquinho sobre essa questão da personalidade no próximo tópico 👇
O que a posição fetal de dormir determina sobre a sua personalidade
Alguns especialistas do sono se aventuram no mundo da psicologia foram buscar relações entre a posição de dormir e a personalidade das pessoas.
Após pesquisarmos estudos sobre o assunto, resumimos aqui os resultados encontrados por duas equipes de experts: grupo do professor Chris Idzikowski [3] (Londres) e do professor Lincoln Kamau [4] (Pensilvânia).
Quem dorme em posição fetal tem um aspecto de timidez ao primeiro contato, mas logo passa. São os famosos “durões por fora, e coração derretido por dentro”.
As pessoas que gostam de dormir em posição fetal tendem a ser mais emotivas e, às vezes, até ansiosas.
Confira a frequência encontrada para outras posições de dormir:
Agora escolha aquela que mais se assemelha à sua posição de dormir e descubra o que os pesquisadores têm a dizer sobre a sua personalidade:
🪵 A posição de tronco
Pessoas que dormem de lado, mas 100% retos, e com as mãos/braços estendidos ao longo do corpo.
Estes dorminhocos gostam de se relacionar, são mais sociáveis e adoram estar com outras pessoas. Mas também podem ser ingênuos a ponto de confiarem demais em estranhos.
🤗 A posição em “C”
Também chamada de “posição insatisfeita”, é aquela em que a pessoa deita de lado, mas com ambos os braços esticados à frente do corpo, como se estivesse tentando abraçar alguém, ou alcançar algo do outro lado da cama.
Essas pessoas costumam ser super abertas, porém com uma certa suspeita/desconfiança no fundo. Podem ser cínicas, e tendem a demorar para tomar uma decisão - mas quando fazem, não mudam de opinião tão facilmente.
💂 A posição do soldado
Essa é basicamente como a posição do tronco – o corpo fica bem retinho –, mas ao invés de deitar de lado, a pessoa se deita de costas (barriga para cima).
Essas são pessoas mais reservadas, não tanto sociáveis. Não costumam se envolver em confusões, são quietinhas, porém tendem a ser bem exigentes.
🍂 A posição de queda-livre
Essa é uma posição muito comum entre as pessoas que dormem de bruços. As mãos ficam sobre o travesseiro ou ao redor dele, e a cabeça virada para um dos lados.
Geralmente as pessoas que dormem nessa posição são sociáveis e podem até chegar a ser um pouco atrevidas. Mas também têm um toque de nervosismo, além de não gostarem de críticas ou de situações extremas.
⭐ A posição de estrela do mar
É aquela pessoa que se espalha inteirinha pela cama! Deitado(a) de costas, com os braços para cima, ao redor do travesseiro, e pernas geralmente abertas.
São pessoas que não gostam de ser o centro das atenções, e são ótimas ouvintes. Isso as faz também boas amigas, já que estão sempre prontas para ajudar!
E aí, fez sentido para você?! Eu confesso que o meu resultado foi bem certeiro. 😅
Afinal, dormir em posição fetal faz mal?
Contrariando o mito contado por muitas pessoas por aí, dormir em posição fetal não é necessariamente ruim.
Na verdade, essa posição pode proporcionar conforto e alívio para muitas pessoas.
Dormir em posição fetal é simples! Basta você:
- Se deitar de lado na cama.
- Curvar suas pernas em direção ao peito, mantendo-as juntas.
- Os braços podem ser posicionados confortavelmente, geralmente em frente ao corpo ou abraçando um travesseiro.
E pronto! 🎉
Essa posição lembra a forma de um feto no útero, daí o nome "posição fetal".
E, como tudo nessa vida, ela tem vantagens e desvantagens:
👍 Vantagens | 👎 Desvantagens |
|
|
Como são classificadas as posições de dormir?
Você vai perceber que as particularidades da posição fetal são bem similares às de dormir de lado.
Isso porque os pesquisadores do sono costumam classificar as posições [5] em apenas 3 categorias:
Dentro de cada uma delas, existem sub-classificações, como é o caso da posição fetal (que está dentro da categoria “de lado”).
Sendo assim, vamos às nossas recomendações:
Quem deve considerar dormir em posição fetal?
🫄 Gestantes: durante a gravidez, especialmente nos estágios finais, dormir em posição fetal pode reduzir a pressão sobre o coração e promover maior conforto.
🫁 Quem tem dificuldades respiratórias: a posição fetal pode diminuir a probabilidade de ronco e apneia do sono, pois ajuda a manter a via aérea aberta.
🤢 Pessoas com refluxo: esta posição pode aliviar sintomas de azia ou refluxo ácido, especialmente quando se dorme do lado esquerdo.
😢 Quem passou por traumas: pode ter um efeito calmante em indivíduos que passaram por traumas, melhorando a sensação de segurança, conforto, relaxamento e auxiliando na recuperação do trauma.
Quem deve tomar mais cuidado ao dormir em posição fetal?
🦴 Pessoas com dores na coluna: a posição fetal pode ser prejudicial porque faz com a coluna fique curvada em formato de “C”, prejudicando o alinhamento natural da mesma.
👨❤️👨 Casais: apesar de não ter nenhuma contra-indicação, casais que dormem de conchinha em posição fetal podem ocupar mais espaço – então só recomendamos essa posição para aqueles que dormem em camas grandes.
Como dormir em posição fetal da melhor forma possível?
Dormir em posição fetal pode ser complicado para quem não está acostumado.
Se você decidir adotar essa postura, algumas técnicas podem te ajudar:
Posicione-se com consciência
Já te ensinamos como fazer para se deitar na posição fetal, mas para otimizar ainda mais a sua experiência nesta posição, considere essas dicas 👇
- Mova o seu ombro um pouquinho para frente (assim não pressiona o seu braço)
- Não encoste joelho com joelho (evite a pressão nas articulações)
- Varie o lado em que você se deita (assim não força nenhum lado do seu corpo)
Utilize travesseiros de apoio
Além de um bom travesseiro para dormir de lado, ao deitar-se na posição fetal, você poderá precisar de outros apoios, como estes:
💡 Você também pode colocar um travesseiro atrás das costas para evitar se virar durante a noite e acabar ficando de barriga para cima.
Considere um colchão com zoneamento
Se você dorme em posição fetal, escolha um colchão que alivie diferentes pontos de pressão, como o ombro e o quadril.
Dessa forma, ele compensará o peso do corpo nessas diferentes áreas e evitará a tensão na região lombar (reduzindo possíveis dores). É uma das principais tecnologias utilizadas nos melhores colchões do mercado!
Veja aqui alguns dos nossos produtos favoritos para te ajudar a dormir em posição fetal:
Ou então, envie uma mensagem diretamente através da nossa página de Contato.