Por que não recomendamos dormir de bruços?
Você provavelmente já ouviu falar que dormir na posição de bruços - também conhecida como “barriga para baixo” - não é ideal. ❌
De acordo com o Instituto do Sono [1], dormir de bruços leva a um certo estresse nas regiões cervical e lombar, resultando em dores e até mesmo prejuízos ortopédicos.
O que faz bastante sentido quando pensamos que, quando nos deitamos com a barriga para baixo, nossa coluna vertebral fica “reta” ao invés de manter sua curvatura natural.
Outra questão preocupante é o pescoço. Para conseguir respirar nessa posição, precisamos virar a cabeça de lado. Essa torção constante pode causar tensões e, ao longo do tempo, pode levar a lesões mais sérias. 😣
Portanto, a mensagem aqui é clara: dormir de bruços não é a melhor posição para a saúde da sua coluna e pescoço.
Outros problemas
Apesar da principal desvantagem dessa posição estar diretamente relacionada à saúde vertebral, existem outros prejuízos, como:
- Pressão facial → com o passar do tempo, a pressão do rosto contra o travesseiro pode contribuir para o desenvolvimento de rugas e problemas de pele (como espinhas e acnes). E já existem estudos [2] que relacionam a posição de dormir com este fenômeno.
- Pressão sobre músculos e articulações → pode prejudicar a circulação [3] sanguínea, resultando em câimbras frequentes, formigamento e dormência dos membros (principalmente os braços, que geralmente ficam “presos” embaixo do travesseiro).
Dormir de bruços pode ter alguma vantagem?
Bom, já entendemos que, para este caso, as desvantagens superam os benefícios…
Mas será que tem mesmo algum benefício em dormir de barriga para baixo? 🤔
Nós fizemos uma abrangente pesquisa pelos estudos existentes, e só conseguimos encontrar uma vantagem dessa posição de dormir:
Redução do ronco
O ronco é um problema noturno bastante comum, que pode ser um enorme incômodo tanto para o seu próprio sono, como para o sono de quem dorme com você.
Dormir de barriga para baixo tem sido associado a uma potencial redução do ronco, em alguns casos. Essa vantagem pode ser atribuída ao efeito da posição na abertura das vias respiratórias.
Explicando melhor: quando dormimos de costas, a língua pode descer para a parte de trás da garganta, obstruindo parcialmente as vias aéreas – e isso gera os roncos.
Ao dormir de bruços, mantemos as vias respiratórias abertas, reduzindo a probabilidade de roncar. 👃
Grávidas e bebês podem dormir de bruços?
Essa é uma das perguntas mais comuns durante o período de gestação e pós parto.
E já te respondemos: de forma geral, nem grávidas, nem bebês recém nascidos devem dormir de bruços. Mas vamos por partes…
Grávida pode dormir de barriga para baixo - até certo ponto!
Até o fim do primeiro trimestre, geralmente não há muito problema em dormir de bruços (inclusive muitas mulheres demoram para descobrir que estão grávidas, e continuam dormindo na posição habitual). 🫄
Porém, a partir do segundo trimestre, já se recomenda dormir de lado.
Até porque, vamos combinar que conforme a barriga vai crescendo, não é nem fácil nem confortável dormir de outra forma, né?!
Mas além disso, de lado é a única posição que promove uma circulação sanguínea adequada tanto para a mãe quanto para o bebê.
Também é uma boa ideia que as gestantes utilizem um travesseiro entre as pernas, ajudando a aliviar a pressão nos joelhos.
Por que o bebê não pode dormir de bruços?
Diferentemente das recomendações para as grávidas, para os bebês o assunto pode ser menos óbvio e dedutível.
⚠️ A posição de prona (ou barriga para baixo) deve ser evitada a todo custo para recém nascidos!
Isso porque esta posição aumenta o risco de asfixia do bebê - também chamada de Síndrome da Morte Súbita do Lactente [5] (SMSL).
Com quantos meses o bebê já pode dormir de bruços?
Isso vai depender do próprio neném: quando ele(a) conseguir rolar livremente entre posições, sem ajuda, é porque já pode dormir como quiser, em segurança. 😇
De forma geral, recomenda-se que sejam colocados para dormir na posição de costas (barriga para cima) até pelo menos 1 ano de idade.
Posso dormir de bruços depois de uma cirurgia?
Bom, tudo vai depender do tipo de procedimento que você realizou.
Geralmente, cirurgias na região frontal, como abdominoplastia, mastopexia (e outras na região das mamas), retirada de vesícula, ou outras operações que envolvem órgãos da parte da frente do nosso corpo exigem que o paciente repouse de barriga para cima.
Dormir de bruços nesses casos pode aumentar o inchaço pós cirúrgico ou, pior, aumentar os riscos de abrir os pontos da cicatriz. 🪡
Então o ideal é esperar pelo menos alguns dias até que a cicatrização esteja bem o suficiente para poder voltar a dormir de barriga para baixo.
Escolhendo os produtos de sono adequados
Sabemos o quão difícil é mudar a rotina de sono, quando estamos habituados a dormir em uma determinada posição.
Mesmo sabendo das desvantagens que dormir de bruços tem para a saúde, pode ser difícil alterar a forma como dormimos.
Por isso mesmo, existem algumas medidas que podemos tomar para minimizar os danos, escolhendo os produtos de sono mais adequados para a posição de escolha. ⬇️
A escolha do travesseiro ideal
Na verdade, o ideal para quem dorme de bruços é não utilizar um travesseiro.
Isso porque a posição já não é muito boa do ponto de vista ergonômico (torção do pescoço), agora imagina se colocarmos uma altura adicional à essa situação?
Mas sabemos que nem todo mundo consegue dormir sem travesseiro - então pelo menos deve-se atentar à altura e firmeza do produto.
💡 Existem, atualmente, algumas opções de travesseiros ajustáveis, que permitem a alteração da altura para combinar com a sua posição de sono!
A escolha do colchão ideal
O colchão desempenha, também, um papel crucial em proporcionar um suporte adequado ao seu corpo!
O suporte ideal previne que você afunde demais.
Assim, você evita o desalinhamento da coluna e, consequentemente, desconforto e dores.
Aqui estão algumas recomendações para aqueles que dormem de bruços:
As nossas recomendações para dormir de bruços
Caso você consiga, sugerimos que tente mudar de posição para dormir, preservando a saúde da sua coluna e, consequentemente, evitando dores e incômodos.
Como transicionar para uma posição melhor?
Faça o ajuste de posição pouco a pouco – o seu corpo vai demorar a se adaptar e inicialmente poderá não achar a nova posição tão confortável, mas é tudo uma questão de costume.
De acordo com as nossas pesquisas, a posição mais indicada pelos especialistas é de lado. Faça o teste!
Se não conseguir mudar este hábito de jeito nenhum, recomendamos então a combinação de:
Colchões mais firmes + Travesseiros mais baixos
(ou mesmo nenhum travesseiro)
Assim, conseguirá ter uma noite de sono mais agradável, sem forçar tanto o seu corpo! 😴
Ou então, envie uma mensagem diretamente através da nossa página de Contato.