Como escolher o melhor colchão para coluna?
Eis que um belo dia você acorda e, ao se sentar em sua cama, algo não está certo. 😥
Você sente uma leve fisgadinha próxima à lombar, mas decide ignorá-la e continua o seu dia normalmente.
Até que, em dado momento, você derruba algo no chão e, ao se agachar para pegar…😖
Surge uma dor terrível que parece sair do seu quadril e irradiar por uma de suas pernas.
Nessas horas você sequer sabe se vai para frente, para trás, se permanece na mesma posição, se reza uma Ave-Maria ou se manda chamar o SAMU!
As causas desta dor podem ser as mais diversas, mas há grandes chances de ela estar atrelada ao seu colchão.
— “Ao meu colchão? O que é que ele tem a ver com isso?”🤨
Acontece que, em média, ⅓ de nossas vidas é reservado única e exclusivamente ao sono, portanto, se não prestarmos atenção na qualidade do colchão no qual estamos dormindo, acabamos correndo o risco de prejudicar a nossa coluna.
Mas a boa notícia é que nós, com o auxílio dos nossos especialistas em sono, elencamos algumas ótimas dicas para te ajudar a escolher o melhor colchão para a sua coluna. Confira! 👇
Qual é a sua posição de dormir?
Em primeiro lugar, é importante que você tenha noção da posição na qual costuma dormir. É de barriga para cima? De barriga para baixo? De lado?
– “Como é que vou saber se eu estava dormindo?” 🤔
Basta puxar pela memória: quando você está se preparando para dormir, qual posição acha mais confortável?
A resposta desta pergunta, certamente, te ajudará a descobrir a sua posição de dormir.
É claro que nem todos conseguirão descobrir exatamente a posição em que dormem – principalmente aqueles que gostam de se mexer muito durante a noite!
Mas, no geral, é bem fácil descobrir.
Bom, agora que você já está ciente da posição na qual dorme, fica bem mais fácil escolher o melhor colchão para a coluna. Pois isso nos revela qual é o nível de firmeza mais adequado para você!
Dá uma olhada. 👀
Agora que você já sabe se precisa de um colchão Firme, Macio ou Intermediário, vamos dar uma olhada na densidade mais indicada de acordo com o seu peso. Por isso, preste atenção na imagem a seguir. 👇
Agora já estamos a mais de meio caminho andado!
Contudo, ainda faltam alguns outros critérios para avaliarmos, como é o caso das certificações. ✅
O colchão possui alguma certificação?
Agora que você já sabe qual é a firmeza e a densidade de espuma recomendada para o seu colchão, temos de avaliar se o colchão possui alguma certificação. Afinal, elas são de extrema importância!
— “Mas o que é essa tal certificação?” 🤔
Aqui no Brasil, temos o famoso Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia [1], mais conhecido como INMETRO. Sua função é justamente garantir que os produtos avaliados seguem determinadas normas ou regulamentos técnicos.
Este instituto avalia, praticamente, todos os tipos de produtos, incluindo colchões. Por isso, é muito importante saber se o colchão que deseja comprar conta com certificação do INMETRO.
Em outras palavras: ter este selo em seus colchões significa que o seu colchão foi testado em um laboratório e que ele, de fato, entrega o que promete entregar! 🧑🔬
Existem também algumas empresas particulares e institutos que também fazem essas avaliações, como é o caso do Instituto Nacional de Estudos do Repouso [2] (ou INER, para os mais íntimos) e da Associação Brasileira da Indústria de Colchões [3] (ABICOL).
Então, fica a dica: sempre que estiver procurando por um novo colchão e encontrar nele algum selo do INMETRO, da INER e da ABICOL, você pode realizar a sua compra com bastante tranquilidade.
É possível testar o colchão?
Além de procurar pelas certificações do colchão, veja também se você não pode testá-lo na sua própria casa!
— “Testá-lo na minha casa? Como assim?” 🤔
Atualmente algumas marcas como a Colchões Emma e a Zissou permitem que você teste seus produtos por uma determinada quantia de dias – 100 dias, no caso de ambas as empresas.
Nós gostamos muito desta opção, pois sabemos que o nosso corpo leva um certo tempo para se acostumar a um novo colchão – estima-se que este período pode variar de 15 dias a 3 meses. 😯
Se, ao final do período de teste, você decidir que não deseja ficar com o colchão, a empresa devolverá o seu dinheiro e buscará o colchão. 👇
— “E como é que este teste funciona?” 🤨
De primeira, assim, é até um pouco complicado de entender, não é mesmo?
Afinal, não é todo dia que nos deparamos com um período de teste tão longo.
Ainda mais quando consideramos que, normalmente, nas lojas tradicionais, não podemos sequer dormir nos colchões. Somente deitar por poucos segundos em diversos colchões, enquanto o vendedor fica tagarelando e você fica assim:
Mas, por incrível que pareça, o teste consiste em você usar o colchão normalmente. Pode retirar ele da caixa, da embalagem a vácuo e utilizá-lo da mesma maneira que faria se estivesse usando o seu próprio colchão.
O único pedido que as empresas fazem é que, no momento da entrega, o colchão não esteja com nenhum defeito.
Quais são as características do colchão?
Além de fazer o teste no colchão, é muito importante, antes da compra, dar uma olhada nas principais características do colchão. Principalmente nas espumas e nos sistemas de molas (caso tenha).
— “Mas eu não sei nada sobre os diferentes tipos de espumas ou sistemas de molas”😰
É exatamente por isso que estamos aqui!
Além dos nossos conselhos, você também pode conferir os nossos artigos sobre os diferentes tipos de colchão, como os colchões de espuma viscoelástica, os colchões de molas, os colchões híbridos ou então os colchões de látex.
Mas como nós te conhecemos muito bem e sabemos que você quase não tem tempo para respirar, decidimos elaborar um rápido gráfico com alguns highlights de cada tipo de colchão. Portanto, preste atenção. 👇
Material | Vantagens | Desvantagens |
Colchão de látex | Ótima elasticidade, termorregulação e durabilidade. | Mais pesado que os demais modelos de colchão. |
Colchão de espuma viscoelástica | Confortável, aconchegante e ortopedicamente correto. | Esquenta com facilidade. |
Colchões de molas | Ótima regulação de temperatura, absorção de pressão e estabilidade | Em alguns casos requer a compra de um sobrecolchão. |
Colchões híbridos | reúnem as principais características dos colchões de molas e colchões de espumas. | A grande variedade de colchões híbridos acaba dificultando a escolha do modelo ideal. |
Ah! E é claro, para saber qual é o melhor colchão para a coluna, fique sempre de olho nas nossas opiniões sobre os principais colchões nacionais e internacionais!
Consulte um ortopedista
Por fim, mas não menos importante – principalmente para quem já possui algum tipo de problema na coluna – é recorrer a um especialista. Em outras palavras: agendar uma consulta com o seu ortopedista para descobrir qual é o colchão mais apropriado para o seu caso.
A melhor parte de tudo isso é que, após a consulta, você poderá tanto encontrar com muito mais facilidade o melhor colchão para sua coluna, quanto até mesmo encomendar o seu.
— “Encomendar o meu? Como assim?”🤔
Sim! Algumas empresas também trabalham com colchões feitos sob medida.
Estes colchões são feitos de forma exclusiva, ou seja: você é quem escolhe quantas e quais camadas de espuma seu colchão terá, bem como se contará apenas com um sistema de molas (bonnel ou ensacadas) , se será feito apenas de espumas ou se contará com ambos.
Para saber mais sobre esta opção de colchão, não deixe de conferir o nosso artigo sobre tamanhos de colchão!
E falando em diferentes tipos de colchões. 👇
Qual é o melhor colchão para a coluna: molas ou espuma?
Já que acabamos de falar sobre os diferentes modelos de colchões. Vamos aproveitar o ensejo para fazer uma rápida comparação entre os colchões de espuma e colchões de molas. 🔍
Mas antes vamos deixar algo bem claro:
Não existe colchão perfeito!
— “O que isso quer dizer?”🤔
Quer dizer que cada pessoa tem a sua preferência. Ao mesmo tempo em que o colchão de molas, por exemplo, pode ser bom para uma pessoa, ele pode ser desconfortável e até mesmo causar dores em outra.
Dito isso. 👇
De acordo com uma pesquisa feita pela Sleep Foundation [4], o colchão de molas ensacadas, geralmente, promove um correto alinhamento da coluna – melhor do que nos colchões de espuma e nos colchões de molas Bonnel.
— “Opa, valeu! Vou comprar um colchão de molas ensacadas então!” 😉
Não vai não!
Calma que o estudo ainda não acabou!
Já sabemos que o melhor colchão para o alinhamento da coluna é o modelo de molas ensacadas, mas este não foi o único critério utilizado durante as avaliações.
Afinal, o alívio dos pontos de pressão importa tanto quanto o alinhamento da coluna.
Os pontos de pressão, geralmente, são: região dos ombros e região pélvica. Uma vez que estas são as partes do nosso corpo que mais afundam no colchão, é imprescindível que este consiga dissipar muito bem a pressão gerada.
Neste ponto, os modelos de espuma – principalmente de espuma viscoelástica – saíram ganhando.
— “E agora? Qual escolher?” 😰
Olha, para a sua sorte, há um tipo colchão que reúne as principais características de ambos os modelos: o colchão híbrido!
Entretanto, lembre-se de procurar por um modelo que tenha molas ensacadas e, de preferência, espuma viscoelástica – como é o caso do Colchão Emma Hybrid.
Agora, verdade seja dita: assim como a andorinha solitária que não faz verão, até mesmo o melhor colchão para a coluna, sozinho, não faz milagres. 👇
Dicas para quem tem problema na coluna
Ok, agora você já sabe qual é o melhor colchão para a coluna, vamos dar uma olhada em boas práticas que poderão te ajudar a melhorar o seu problema. 👇
Procure dormir de lado
Apesar de todas as posições de dormir serem válidas, a mais saudável para a coluna, sem dúvidas, é de lado.
Entre todas as posições, esta é a que deixa a sua coluna mais alinhada.
Além disso, dormir de lado evita que muita pressão recaia sobre a lombar e a própria coluna, como acontece quando dormimos de barriga para cima. Outro benefício é que esta posição também evita o acúmulo de pressão sobre vias sanguíneas importantes.
Escolha um bom travesseiro
Depois do colchão, o travesseiro é o acessório mais importante para garantir uma boa noite de sono e o seu bem-estar.
Entretanto, assim como acontece com a firmeza dos colchões e as posições para dormir, cada posição também exige um travesseiro adequado. 👇
- De lado: um travesseiro firme e ajustável é a nossa melhor recomendação
- De costas: indicamos um travesseiro ortopédico de firmeza média
- De barriga para baixo: recomendamos um travesseiro plano e baixo, bastante macio.
Clique aqui para saber mais sobre os melhores travesseiros e como escolher o melhor para você; e aqui para ver os melhores modelos para quem dorme de lado!
Coloque um travesseiro/almofada entre os joelhos
Bom, você já sabe que dormir de lado é a posição mais recomendada. Certo?
Contudo, se você já experimentou dormir de lado, deve ter percebido que uma das suas pernas acabou ficando por cima da outra – deu para entender, né? 😅
Dito de outra forma: ao passo que uma das pernas fica reta sobre o colchão, a outra acaba pendendo para baixo – melhorou agora?
Enfim, como diz o ditado: uma imagem vale por mil palavras, então dê uma olhada. 👇
Como você pode ver, com o travesseiro no meio das pernas, a sua postura fica muito mais correta. Tudo alinhadinho, bonitinho, perfeitinho!
Pratique exercícios físicos diariamente
Bom, se você achou que iria escapar da academia, é melhor pensar de novo!
Tão importante quanto acertar na escolha do melhor colchão para a coluna, é, de fato, acertar a sua postura!
E para isso, senhoras e senhores, não há nada melhor do que um bom e velho treino!
É praticamente um consenso entre quem frequenta academia: logo nas primeiras semanas a sua postura melhora!
Os exercícios têm a capacidade de tornar seus músculos mais firmes, o que ajuda a corrigir a sua postura – o que, por sua vez, diminui os problemas na coluna.
Inclusive: pode ajustar a sua postura! Sabemos que você está assim:
Vale lembrar que, se você já possui algum tipo de problema na coluna, antes de se matricular em uma academia, deve fazer uma visita ao ortopedista. Combinado? 😉
Cuide sempre da sua postura
Nossa última dica é, talvez, a mais importante de todas: esteja sempre atento à sua postura.
— “Como assim?” 🤔
Atualmente, nós passamos a maior parte dos nossos dias sentados, seja estudando, navegando na internet ou trabalhando. Estamos sentados e, quase sempre, corcundas.
… Exatamente assim. 👇
O pior de tudo é que, pouco a pouco, vamos nos acostumando com a má postura. E é exatamente aí que mora o perigo!
Por isso, esteja sempre de olho na sua postura. Sempre se policiando!
Melhor colchão para a coluna: conclusão
E chegamos, enfim, ao final de mais um artigo! 😢
Bom, agora que você tem um bocado de informação sobre como escolher o melhor colchão para a coluna e sobre como cuidar da sua postura, basta colocar tudo em prática e sentir a melhora na sua saúde!
E lembre-se, a sua coluna é uma das regiões mais importantes e sensíveis de todo o seu corpo. Portanto, a qualquer sinal de dor ou incômodo, busque a ajuda de um especialista!
Bom, por hoje é isso! tchau!
Ou então, envie uma mensagem diretamente através da nossa página de Contato.